top of page

PESQUISA PRETENDE ANALISAR A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NOS CONSULTÓRIOS NA/DE RUA DO PAÍS

A pesquisa de âmbito nacional intitulada “Serviço Social e a Saúde da População em Situação de Rua: atuação profissional nas equipes de Consultório na Rua”, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UNESP Franca, está sendo desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Consultórios na e de Rua, e pretende analisar a atuação profissional de Assistentes Sociais junto às demandas de saúde da População em Situação de Rua e as especificidades nas equipes de Consultório na/de Rua no SUS.



É sabido que Assistentes Sociais compõem grande parte das equipes de Consultório na/de Rua e tem um papel central considerando que a população usuária tem em comum, como afirma a Política Nacional para a População em Situação de Rua, a vulnerabilidade social, vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, entre outras violações que evidenciam as manifestações de questão social, objeto de trabalho de Assistentes Sociais. O que nos leva a compreender que o Serviço Social nas eCR tem um papel fundamental no atendimento às determinações sociais da saúde. 


Elaine Teixeira Alves dos Santos é a pesquisadora que está à frente deste estudo. Ela foi assistente social do Consultório na Rua de Franca por 9 anos, e foi justamente a sua atuação profissional que impulsionou a busca por compreender como atuam as/os profissionais de Serviço Social Brasil afora e as especificidades regionais. A pesquisa de Doutorado orientada pela Profª Draª Fernanda de Oliveira Sarreta, parte do pressuposto de que estes profissionais têm desenvolvido saberes e estratégias para atender as contradições existentes entre as demandas societárias, institucionais e a defesa dos direitos da PSR, além de questões de ordem técnica, operativa, metodológica e ética que se configuram desafios cotidianos à atuação profissional. 


Esperamos que a pesquisa, além de dar visibilidade e qualificar a atuação do Serviço Social, possa reafirmar a importância da estratégia para o atendimento das demandas de saúde da PSR e de um SUS que seja de fato equânime, acolhedor e universal.


Para participar da pesquisa, é só clicar no link abaixo, e se estiver de acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), é só responder o formulário abaixo. Participe e contribua para o fortalecimento do trabalho profissional nos Consultórios na/de Rua!


367 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page